São Luis: Centro Histórico - O que fazer, Onde comer e Onde ficar

   Chegamos ao aeroporto de São Luis por volta de 12:40. Era o início da nossa viagem de dezoito dias desbravando quatro dos nove estados do nordeste brasileiro.
   Antes de ir havia pesquisado um ônibus de linha que levava do aeroporto até o centro histórico, porém como teríamos pouco tempo para conhecer São Luis preferimos pegar um táxi. Os táxis que ficam em frente ao desembarque são todos tabelados e a corrida aeroporto x centro histórico saiu por R$43,00.
São Luis é a única cidade brasileira fundada por franceses e que posteriormente foi colonizada por portugueses. A influência dos dois países na arquitetura da cidade é bem evidente no centro histórico que foi instituído Patrimônio Mundial Cultural e Natural da Unesco em 1997.


   Não sei como estava o centro histórico naquela época, mas hoje está muito mal preservado e os casarões históricos estão se perdendo no tempo. É claro que há exceções de construções já restauradas e outras totalmente a mercê do desleixo do Estado. Alô governantes vamos dar valor ao nosso patrimônio!


   Como já havíamos planejado ficar apenas uma noite em São Luis, pois o plano era conhecer melhor os Lençóis Maranhenses, optamos por nos hospedar ali mesmo no centro histórico no Hostel Solar das Pedras. As opções de hospedagem no centro histórico são bem reduzidas e esta nos pareceu o melhor custo x benefício, uma vez que havia boas recomendações no Booking e Trip Advisor. Mas algumas considerações são importantes levar em conta na hora da reserva. O Hostel é bem localizado e os quartos privativos são honestos para o preço, porém não há ar condicionado e o café da manhã não tem muitas opções, além de alguns funcionários não terem muito treinamento para atendimento ao público. Tirando estes inconvenientes foi tudo do jeito que já esperávamos, pois a ideia desta viagem era fazer um mochilão sem luxos ou frescuras e o principal: poupar na hospedagem para comer bem! Mas se você quiser algo mais ajeitadinho no centro histórico te indico a Pousada Portas da Amazônia. Nunca me hospedei, mas antes de pesquisar o hostel li bons relatos a respeito e tive a oportunidade de passar pela frente, entrar na recepção e conferir que das pousadas que vi no centro histórico esta era a que tinha uma ótima impressão.


   Chegamos a São Luis em um sábado e para a nossa surpresa o centro histórico fica vazio. Tirando algumas lojas de artesanatos que ficam abertas e os museus, não há quase opções para comer. E tem de ter um pouco mais de cautela uma vez que as ruas ficam completamente desertas.
   Mas mesmo assim conseguimos passar em alguns lugares famosos como a Casa de Nhozinho, Centro de Cultura Popular e Casa das Tulhas. 




   Se por acaso não tiver jeito e você tiver que ir ao centro histórico no fim de semana fique atento aos lugares para comer. O Restaurante do SENAC, muito bem indicado, só funciona para almoço aos sábados de 12h às 15h no sistema de bufê. Aos sábados e domingos há o Restaurante Antigamente, recomendado aqui pelo Viaje na Viagem, em uma esquina do centro histórico e ao lado da Casa das Tulhas que recebe diariamente turistas a procura da comida regional do Maranhão. A noite o restaurante também oferece música ao vivo e dispõe suas mesas na calçada.

Restaurante Antigamente


   Um dos lugares no centro histórico que achei com mais graça foi a escadaria do Beco Catarina Mina, o beco tem esse nome em homenagem a uma das mais belas negras da região chamada Catarina Rosa Pereira de Jesus que comprou sua alforria e de sua mãe, se fez proprietária de imóveis e senhora de escravos. Nas escadarias ainda há lojas de artesanato e bares. Mas mais uma vez no fim de semana estavam todos fechados.


   
   Na minha modesta opinião se você quiser conhecer o centro histórico de São Luis vá durante a semana. Primeiro porque é mais movimentado e segundo porque a maioria das lojas, bares e restaurantes estarão abertos e com isso você não perde um dia da sua viagem #ficadica

Serviço


Hostel Solar das Pedras - Rua da Palma, 127 - São Luis
Pousada Portas da Amazônia - Rua Vinte e Oito de Julho, 129 - São Luis
Restaurante Antigamente - Rua da Estrela, 220 - São Luis


MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom AFILI2016 ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)
Voltar ao topo