Lençóis Maranhenses: Santo Amaro do Maranhão, o paraíso escondido

Lençóis Maranhenses
Santo Amaro do Maranhão
   Santo Amaro do Maranhão fica a aproximadamente 243km de São Luis. Uma região com pouca infraestrutura, acesso difícil mas que esconde uma parte dos Lençóis Maranhenses quase intocada.
    Se por um lado o acesso não é nada fácil, por outro a paisagem compensa. Devido ao difícil acesso a Santo Amaro, que é a entrada oeste do Parque Municipal dos Lençóis Maranhenses, as lagoas e dunas da região se mantêm afastadas dos turistas e com isso são bem mais preservadas que as de Barreirinhas. Aqui você pode relaxar tranquilamente em uma lagoa enquanto ouve o barulho do vento nas dunas.



Como chegar


   Saindo do centro de São Luís ou do aeroporto, a melhor opção é ir de van até Sangue, pois é de lá que saem as Toyotas 4x4 que percorrem os 36km de estrada de areia e muito “pula pula” até Santo Amaro do Maranhão.
  Se for em alta temporada aconselho a fazer a reserva da van com antecedência, pois eles automaticamente já reservam sua vaga na Toyota.
    Eu fechei o meu transfer com o Denilson (98-99808-9191) e recomendo.

Lençóis Maranhenses
Toyota Jardineira em Sangue

Onde ficar


  A pousada que ficamos foi um tiro no escuro, literalmente! Chegamos em Santo Amaro já estava tudo escuro, com pouca iluminação, a Toyota nos deixou em frente a Pousada Areias. Chegando lá, éramos os únicos hóspedes. A pousada ficava literalmente na areia rs No início fiquei mega chateada e preocupada, pois estávamos distante do centrinho, se é que podemos chamá-lo assim, mas depois encarei a experiência rústica como uma vivência a mais nessa parte dos Lencóis. 
   O casal que nos recebeu foi super atencioso e prestativo e o filho deles, o Dudu, era uma gracinha e nos rendeu boas risadas. Se alguém interessar, fiquei na Pousada Areias e na época (agosto/2013) custou R$60 a diária para o casal.

   
   Para quem deseja algo com mais conforto e mais bem localizado, vi algumas pousadas bem de frente a praça que segundo relatos são boas, se comparada a pouca infraestrutura do local, são estas: Pousada Cajueiro e Pousada Pontual.

Dicas


   Algumas considerações são importantes na hora de incluir Santo Amaro no seu roteiro. Cartões de crédito não são aceitos, não há restaurantes (exceto os das pousadas), e eu só vi uma pequenina agência do Bradesco. Há pequenos mercados onde você pode comprar água e frutas antes de seguir em algum passeio e ainda farmácias caso haja alguma emergência. Hospital há um em construção logo no início do município (em agosto/2013) e há apenas um posto de saúde pequeno em funcionamento. Portanto, não indico para viagens com crianças e idosos.


O que fazer


   Os passeios para as lagoas podem ser agendados na própria pousada, pois eles já conhecem o pessoal e os horários que saem os carros. Como o meu tempo por lá foi bem curto, fiz o passeio da Lagoa da Gaivota e Andorinhas.
   Para quem tem mais tempo, pode dar uma esticada para conhecer a Lagoa das Cabras e Emendadas. Garanto que não vai se arrepender, já vi por fotos e é belíssimo. E se for, não deixe me de contar o que achou, ok?




   




MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom AFILI2016 ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)
Voltar ao topo