Dobradinha: Museu Oscar Niemeyer e Memorial Polonês em Curitiba

 
   Curitiba é uma das poucas cidade do Brasil que possui ônibus de turismo do tipo hop-on/hop-off, ônibus de dois andares que passa por cerca de 24 atrações turísticas. Porém, o sistema não é tão livre assim quanto os ônibus do mesmo tipo que circulam em cidades da Europa. É que em Curitiba você paga o passe e tem direito a um embarque e quatro reembarques, o que exige um certo jogo de cintura ao montar seu roteiro.
   Se você tem um pouco mais de tempo de curtir a cidade, a minha dica é dividir as atrações por interesse. Eu, por exemplo, separei uma tarde para o MON, Museu Oscar Niemeyer, e uma esticadinha até o Memorial Polonês, que fica próximo, bem na descida da rua. Mas, se você não tiver tanto tempo livre, vale a pena pegar a mesma dica e ir andando do MON ao Memorial Polonês e economizar assim um ticket de reembarque no ônibus.




   Antes de mais nada quero dizer que nenhuma foto que você olhar deste museu expressará o seu real tamanho. Sim! Isso porque o anexo, chamado de Olho, é uma coisa enorme! Não a toa, o museu tem a maior área expositiva da América Latina, são 17 mil metros quadrados e 35 mil metros quadrados de área construída no total. Por isso vale a pena separar umas horinhas para conhecer cada canto e exposição ali apresentada.


   Quando fomos algumas salas estavam fechadas para montagem de novas exposições. Mas gostei muito de uma exposição chamada "O Muro". Uma mostra interativa que apresenta 80 fotografias tiradas por crianças e adolescentes na favela do Jacarezinho, no Rio de Janeiro. Era mesmo um muro com pequenos buracos onde podia-se enxergar as fotografias, como se estivéssemos espionando.



   Além das exposições o museu também conta com uma lojinha de lembranças e ainda um café muy simpático.
   Descendo a rua, e com a ajuda do Google Maps (claro!rs), fomos até o Memorial Polonês. Localizado no Bosque do Papa, é composto por sete casas construídas com troncos de pinheiros, típicas da imigração polonesa.


   Como fomos no feriado de Páscoa, tivemos a sorte de ir bem no dia da "Swieconka", a festa da Páscoa Polonesa e Ucraniana, também conhecida como a Benção dos Alimentos.


   Haviam barracas com comidas típicas e apresentações de danças. E não perdi a oportunidade de experimentar o famoso Pierogi, um tipo de pastel cozido originário dessa região.



    E deixo aqui a minha opinião: muito bom!


MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom AFILI2016 ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)

Nenhum comentário

Voltar ao topo