O Meu Rio de Janeiro.

 
   Em clima de Copa do Mundo, o Brasil está em festa. Aqui no Rio é só dar uma volta por Copacabana, Ipanema e Leblon para ficar admirada com a quantidade de gente circulando pelas ruas, ruas estas tomadas de cores das bandeiras, pessoas de várias nacionalidades misturando seus sotaques e compartilhando seu amor em comum: O futebol. Tá lindo de se ver. 
   Juntando toda essa energia boa, pensei em compartilhar com vocês o que a minha cidade tem de melhor, no meu ponto de vista, e montar um guia enxuto do que fazer por aqui. Nada como uma cidade vista sob o ponto de vista dos seus moradores!
   O Rio de Janeiro é daquelas cidades que você não pode ir embora sem admirar sua beleza por cima. E para isso, opções não vão lhe faltar. Não saia daqui sem ir ao Cristo Redentor, ao Pão de Açúcar e se der tempo fazer a trilha do Morro Dois Irmãos. O conjunto de montanhas que cercam a cidade envoltos do mar são de deixar qualquer um impresionado como a cidade se mistura bem ao verde, ao azul do mar e aos prédios. 


   Se o tempo for curto, e as vezes recebo amigos que pedem para eu indicar um ou outro mirante, eu indico o Pão de Açucar. A vista do Cristo é linda, e a foto aos pés do Redentor é clássica, mas para mim, a vista do Pão de Açúcar e Morro da Urca são infinitamente mais bonitas. Além do mais, você pode esticar a visita ali no Bar Urca, comer um pastel, beber uma cerveja ou até tomar uma água na mureta. Sim, porque lá é assim, você pede o que quer no balcão, paga e atravessa a rua para sentar na mureta enquanto conversa com os amigos, entre um gole e outro. Os cariocas estão sempre por ali, no pós praia, na noite de calor no verão. #superin E se for na hora do almoço, o segundo andar da casa é o restaurante. Chegue cedo e escolha uma mesa perto da janela.

Bar urca
   Feito isso, e já que estamos perto, em Botafogo, concilie uma ida ao Centro do Rio. É lá onde estão as construções históricas, os museus e o grande mercado ao ar livre: Saara. Da última vez que aqui esteve um amigo, ele procurou na intenet e achou um tour guiado a pé pelo centro, fazendo assim as grandes atrações do lugar: Teatro Municipal, Real Gabinete Português de Leitura, Arcos da Lapa, Confeitaria Colombo, Escadaria Selarón. Prefira sempre os dias da semana, pois são movimentados pelas pessoas que lá trabalham, e é a garantia de tudo estar funcionando. 

Confeitaria Colombo
   As ruas do Saara são minhas preferidas! Passo por ali facilmente a tarde em busca de acessórios, enfeites para a casa e até mesmo roupas. Para os turistas, também é o lugar de comprar lembranças e presentes por preços mais modestos que os dos shoppings. 
   Mas depois de tudo isso, se ainda der tempo, não deixe de ir no CCBB, o Centro Cultural do Banco do Brasil, e conferir a exposição do momento. Passe pela loja Granado ao lado e leve pra casa um sabonete com embalagem vintage. E se arrisque por uns dos restaurantes nas ruas próximas. O local faz muito lembrar as esplanadas em Portugal, com mesinhas na calçada. O Bistrô The Line é uma opção, tem um dentro da Casa de Cultura França.
   Voltando à Zona Sul, reserve uma manhã para o Parque Lage e o Jardim Botânico. Ecolha entre tomar o café da manhã no DRI Café du Lage próximo a piscina ou no La Bicyclette dentro do Botânico. Ou faça os dois! #omeupreferido Lembre só que aos fins de semana e feriado as mesas ficam concorridas, e é bom chegar cedo.



   Depois de colocar algumas calorias para dentro, é hora de perdê-las! As bikes laranjas espalhadas pela cidade são a grande sacada :) Baixe o aplicativo, da uma conferida no site do Bike Rio e saia pedalando pela Lagoa, até cansar e dar uma pausa para beber uma água de côco. Se a fome bater, não hesite em almoçar no Lagoon, com vista para a Lagoa, escolha uma mesa na varanda e tenha a opção de pedir um prato de cada restaurante. #delicia


   À noite não vão lhe faltar opções para jantar pela cidade, meus preferidos são o Zazá Bistrô, La Carioca Cevicheria, e para quem gosta de tapas espanholas, sugiro o Venga ou El Born. Ah, mas se você gosta mesmo é de carne, tem o CT Boucherie do Chef Claude Troisgros. #fome
   Mas e a praia? Não esqueci, e ela está sempre ali, entre um passeio e outro é quase impossível não passar por ela. Esqueça Copacabana. Normalmente é a mais famosa e indicada nos guias turísticos. mas essa não é a praia favorita dos cariocas. Muito movimentada, os cariocas preferem paz e sossego e gente bonita ao tomar um banho de mar e pegar um bronze. Se estiver na Zona Sul mesmo, acorde cedo, a vida ali na orla começa bem cedinho, e nesse quesito os cariocas não são preguiçosos, faça chuva ou faça Sol, sempre você vai encontrar pessoas se exercitando na orla. 
   Se o que voçê quer é badalação fique entre Leblon e Ipanema. Alugue sua cadeira de praia e fique ali olhando o vai e vem dos vendedores de Matte. Mas não esqueça do Açai!


   Mas se voçê gosta mesmo de paz e sossego, pegue o elevado do Joá e vai ali na Barra da Tijuca. A faixa de areia é maior, a praia é point de surfistas, e praticantes do kite surf e Stand up Padlle. Não esqueça do açaí mais uma vez! Mas aqui ele tem lugar certo, e é no quiosque do Pepê, batido com morango é divino. Almoce no quiosque da Nextel ou se jogue com vontade no restaurante Hollandaise. Não existe nada no cardápio que não seja extremamente bom. Experimente os mexilhões gratinados com ervas.
   E se já estiver na hora de partir, lembre-se que sempre pode voltar. E que o Rio está sempre de braços abertos. 




MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom AFILI2016 ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)
Voltar ao topo