48h em Brasília: Onde ficar, onde comer, o que fazer

   Brasília é relativamente pequena se comparada com outras capitais do país e um fim de semana da para fazer uma boa programação para conhecer tudo (ou quase, dependendo do ritmo).
   Na época em que fui era Copa do Mundo, e a cidade estava cheia de turistas, muitos deles estrangeiros. Peguei uma promoção da Accor Hotéis e me hospedei no Mercure Lider, com uma ótima localização, bem próximo do Shopping Center Brasília, do Mané Garrincha, da Torre de TV e de um Mc Donalds para seu momento #jacatotal. haha
   Super curti o hotel. O quarto era tipo um apartamento, com sala, um espaço com microondas e pia. Recomendo! Inclusive na época, era o hotel da imprensa das principais seleções que iam jogar no Mané Garrincha. 
   Se você for ficar por ali próximo, o ônibus do aeroporto tem parada em frente ao hotel e ainda na esquina há uma estação do Bike Brasília. Leia aqui o post onde falo como usar as bikes. 


Sexta

   Pra quem chega na sexta, recomendo ir jantar ou beber uns copos para entrar no clima da cidade. A dica é o Loca como tu madre. Não cheguei a conhecer este (dormi como um pedra), mas ouvi falar muito bem e estava na minha listinha (sempre faço listinha de restaurantes!!) e já foi premiado pela segunda vez pela Veja Brasília no guia Comer e Beber. #aloucadacomerebeberveja #ficadica

Sábado

   Baterias renovadas, sábado é um bom dia para pegar sua bike e começar a desbravar a cidade e seus pontos turísticos. 


   Começando pela Esplanada dos Ministérios, deixe sua bike por ali em uma das estações e caminhe até o Congresso Nacional. Sede do poder legislativo do Brasil, é ali onde nosso voto se faz presente, e onde os canditados que escolhemos votam e tomam decisões. 


   Vá até a entrada e se informe sobre o próximo horário do tour guiado, pois vale a pena ver de perto o lugar que só conhecemos da TV. A visita é gratuita e dura em torno de 1:30h/2h. 
Depois da visita, hora de caminhar ao redor, observar os detalhes da cidade construídos por Oscar Niemeyer, Lúcio Costa e Burle Marx. E não só isso, observar o céu de Brasília! Que nessa hora já deve estar com um azul, do tipo turquesa, mais lindo que você já viu. 


   Depois, hora de pegar novamente na bicicleta e ir mais a Sul na Praça dos Três Poderes. A praça é enorme e abriga as sedes dos três poderes do Estado: o Palácio do Planalto, o Congresso e o Supremo Tribunal Federal. Ali também estão algumas esculturas famosas e símbolos de Brasília como Os Guerreiros, de Bruno Giorgi, também conhecida como Os Dois Candangos.


   Na volta, hora de passar na Catedral Metropolitana. O horário de visitação vai de 8h às 18h mas só é permitida a entrada de visitantes fora do horário das Missas. Quando fui estava havendo missa e só pude observar do lado de fora. Mas a Catedral é belíssima e a escultura Os Anjos de Alfredo Cheschiatti impressiona qualquer um que chega lá. Vale a Pena.
   Se você chegou até aqui, já deve estar por volta do horário do almoço e seu estômago deve estar tipo o meu: pedindo comidaaaa!rs A minha dica agora é pegar um táxi até o Pontão do Lago Sul. Onde existem variados tipos de restaurantes e bares nas margens do lago.


Sugiro aqui um dos sanduíches do Mormaii Surf Bar ou a já tradicional Cervejaria Devassa, para desfrutar da vista do local e fazer uma caminhada após o almoço enquanto come seu Yogoberry, para equilibrar haha


   O lugar é uma delícia e o preferido dos brasilienses para o passeio do fim de semana. Também da para fazer passeios de barco e até Stand Up Paddle.  Pode levar seu biquíni na mala, e aquela sunguinha marota! :) Não tem mar mas tem lagoa!rs
   Depois de tudo isso, se quiser um passeio mais tranquilo, e sem muita correria, pode voltar ao hotel para relaxar ou ir no Palácio da Alvorada que fica para estas bandas e não da para ir de bicicleta. Eu deixei passar esse, pois só poderia ver os jardins, já que a visitação interna só ocorre às quartas feiras das 15h às 17h e são distribuidas 300 senhas. O Palácio é uma das residências oficiais da Presidência da República.


   A noite, hora do jantar! Minha hora preferida haha E o meu escolhido foi um restaurante que é uma graça e bem intimista, o Nossa Cozinha Bistrô. Uma delícia de lugar, muito romântico e ainda o melhor: preços muy amigos! Mas esse merece um post só para ele, para vocês ficarem com àgua na boca, tá?rs

Domingo

    Dependendo do horário do seu vôo da para conhecer muita coisa legal ainda! 
   Eu diria para começar pelo Memorial JK. Não fui no domingo, deixei para o sábado à noite, mas acho que se encaixa muito bem aqui, pois Brasília é bem compacta e da para fazer tudo tranquilamente.


   Pode combinar também uma volta ao Mané Garrincha para conhecer o estádio oficial da Copa do Mundo 2014. 


   Dependendo do seu interesse tem ainda o CCBB que fica mais afastado e dispõe de ônibus gratuito saindo da torre de tv.
    No almoço, indico ir ao Brasília Shopping e comer no Mercado 153. Uma franquia original de Recife, mas que retrata muito bem o Mercado Municipal de São Paulo, inclusive com seu pão com mortadela. 


    A tardinha, um passeio pela Torre de TV para contemplar Brasília do alto e assistir o entardecer. Uma volta na feirinha da Torre para comprar lembranças e lembrar sempre da cidade.



Depois de todo esse passeio, é hora de voltar :)

 Já pensou em conhecer Brasília de bicileta?

São Paulo: Mini roteiro de um dia





MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom AFILI2016 ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)
Voltar ao topo