Jericoacoara: pé na areia, mar e lagoa. Você precisa conhecer!

  
    Jericoacoara, no Estado do Ceará, é uma vila de pescadores que fica há 287km de distância da capital Fortaleza. O acesso até a vila é feito de três formas:
  • Ônibus até Jijoca + jardineira 4x4 até Jericoacoara
  • Carro até Jijoca + jardineira 4x4 até Jericoacoara
  • Bugre ou caminhonetes 4x4 que fazem o trajeto todo pela praia até chegar lá
   De ônibus, a empresa Fretcar é a responsável por este trajeto e vende o bilhete do ônibus juntamente com o da jardineira. De carro, fique atento que não é possível chegar até a vila com seu próprio carro, o caminho é todo de areia, passando por dunas e por praias até lá e você corre o risco de atolar. Apenas carros com tração podem fazer este caminho. E também há restrições para utilizar o carro por lá. 
   Nós não fizemos o caminho de Fortaleza até Jeri. Fizemos um caminho inverso, ainda dos Lençóis Maranhenses numa história muito doida! A princípio íamos sair de Barreirinhas e viajar até o Piauí para pernoitar em Parnaíba e assim continuar nossa viagem pela "Rota das Emoções". Mas como todo mochileiro está sujeito há mudanças pelo caminho, conosco não foi diferente. Conhecemos em Jeri ainda uma turma de mochileiros de diversos lugares, entre eles Alemanha, França e Itália. Para mim essa é a melhor parte de sair com a mochila nas costas! E todos tinham um único objetivo final: chegar em Jericoacoara. 
   Eu já tinha pesquisado muito e não haviam linhas de ônibus que iam para Jeri quando chegássemos em Parnaíba, e por isso a opção do pernoite. Mas quando chegamos na rodoviária da cidade, fomos em todos os guichês atrás de informação e uma das empresas nos disse que havia um ônibus vindo de Fortaleza que iria até Camocim e que de lá podíamos pegar outro ônibus para Jijoca e assim pegar a jardineira para Jeri. Imaginou a confusão? Passamos um dia inteirinho viajando de um lado pro outro!rs Mas compensou e muito ter mais um dia na vila.
   Jericoacoara é uma vila de apenas três ruas e todas elas de areia. Então, esqueça aquele seu salto ou sapato mais arrumadinho. Mas apesar de pequena, tem ótimas opções de pousadas, restaurantes e lojinhas. A maioria delas administradas por estrangeiros, em sua maior parte Italianos que vieram de férias e resolveram fincar suas raízes por ali. 
   Nós como havíamos planejado tudo com muita antecedência, ficamos na Pousada Ibiscus que ganhou os prêmios do Tripadvisor de melhor custo-benefício e atendimento nos últimos anos. A pousada é simples, não tem piscina, mas os quartos são bem novinhos, pequenos, mas práticos e um café da manhã farto de opções e com tapioca feita na hora. Além de ficar bem na Rua do Forró.
   
   Os passeios são todos feitos de Bugre e você pode se informar na própria pousada sobre preços e bugueiros. Recomendamos muito os passeios para a Lagoa Azul e do Paraiso, com água azul e areia fina, faz lembrar as praias caribenhas. E e lá que estão as famosas redes na água.
   O pôr do sol tem dois pontos: na Duna do pôr do sol na Praia de Jericoacoara e na Pedra Furada. Para chegar nesse último, você pode ir a pé pela Praia da Malhada, ou à cavalo pelo Morro do Serrote.
   Se você tiver um pouco mais de tempo, um passeio até Tatajuba irá te levar ao vilarejo de pescadores que foi soterrado pela areia e reconstruído na outra margem do rio. No final do passeio, da para relaxar na Lagoa da Torta, com águas um pouco mais escuras do que as outras, mas igualmente calmas.








  
   No fim de tudo isso, não deixe de curtir a Praia de Jericoacoara. E aproveitar para fazer uma aula de Kitesurfe ou Stand Up Paddle. Eu fiz a de SUP, mas como estava ventando muito quase não consegui me equilibrar na prancha. haha
   À noite, o centrinho de Jeri ferve e todos os restaurantes ficam lotados. Indico o japonês Deck Temaki & Lounge, uma sorveteria em frente a praça chamada Gelato & Grano, e se preferir pizza, na descida na rua da nossa pousada havia uma casa pequena que vendia fatias de pizza feitas de hora em hora por um italiano muito gente boa. O nome do lugar é Pizza Al Volo, não espere luxo deste último, é mesmo um portão com poucos bancos na porta e pizzas em um balcão de vidro, mas o preço é muito bom e as fatias generosas e saborosas.




   Mas fica a dica! Leve dinheiro para Jeri. A rede de telefone de lá é bem ruim, e as máquinas de cartão não funcionam. E por isso, quase nenhum estabelecimento aceita cartões de débito ou crédito e na época que viajei também não haviam caixas 24h nem bancos.
   No mais, Jeri é a cidade mais linda que visitei nas minhas últimas férias e quero voltar lá com certeza!




MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom AFILI2016 ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)
Voltar ao topo