Valle Nevado: O que pode dar errado?

   Sempre que planejamos uma viagem pensamos no melhor que pode acontecer, nos dias lindos de tempo bom, nas aventuras,boas histórias e recordações. Ninguém pensa: "e se der errado?". Pode até pensar, mas nunca com convicção ou plena certeza que dará errado.
   Agora em Agosto meu namorado reuniu uns amigos e foi esquiar no Chile, em Valle Nevado
   Na viagem ocorreram uma série de coisas improváveis daquelas que ninguém se lembra de pensar.
   Pois bem, segue abaixo o relato da experiência do meu namorado e as precauções que você deve ter ao visitar lugares de altitude elevada e com neve.




  "Chegamos em Valle Nevado em uma terça-feira às 16h. O dia estava lindo, fazia sol e a pista perfeita. 
Como chegamos à tarde, já não dava mais tempo para esquiar, então aproveitamos para beber uns copos no bar junto às pistas.

Na madrugada de terça para quarta começou a nevar bastante. Quando acordamos ainda estava nevando insistentemente e o tempo bastante fechado. Para nós, que a ideia era esquiar, não era boa coisa, já que, como a neve caía sem parar, afetava a visibilidade e muitas pistas já estavam fechadas.
Mesmo assim saímos para umas descidas. A neve batia na cara, impedia de ver a pista e como estava bastante acumulada, acabava sendo perigoso, já que sempre que alguém caía acabava afundando.
A nevasca é uma coisa que pode acontecer em qualquer viagem nessas condições. E a que pegamos não acontecia há 20 anos!
No segundo dia ainda tentamos outra vez sair e dar umas voltas. Mas a neve era tanta que voltamos cedo para o hotel. Neste mesmo dia comecei a me sentir mal, cansado e com dificuldades de respirar. Fui para o quarto tentar dormir. Durante a madrugada, a dificuldade de respirar foi aumentando e não consegui dormir com uma tosse sem fim.
Tão logo amanheceu fui procurar a clínica médica que ficava disponível no complexo, para emergências ( Clínica Universidad Católica ). Já me sentia bastante fraco. Ao chegar, logo me colocaram no oxigênio e o médico que me atendeu disse que minhas taxas de oxigênio estavam baixíssimas. 
Fizeram exames, mediram minha pressão e ouviram meus pulmões. O resultado? Pressão alta e princípio de pneumonia. 
Como a neve era intensa, as estradas estavam bloqueadas e não havia maneira de subir ou descer com carros. Tentaram até chamar o helicóptero que faz o percurso em 15 minutos, mas com as condições climáticas também não foi possível.
 Passei o dia deitado em uma maca a respirar oxigênio na esperança de que tivessem uma solução para me levar de volta à Santiago e fazer todos os exames necessários.
No Sábado pela manhã começaram a abrir as estradas e desci eu e mais um senhor, que também estava lá na clínica, de ambulância.
Chegando em Santiago fui direto para a Clínica Las Condes. Ao chegar na clínica fui logo recepcionado pelos enfermeiros que foram super educados e prestativos, mas que me disseram que eu só poderia ficar internado se tivesse um seguro viagem e que ele autorizasse as despesas, ou então que eu deixasse ali uma caução de US$ 10mil (sim dez mil dólares).
Por sorte, poucos dias antes da viagem ativei o seguro. Lembrei que tanto a minha namorada me chateava com isso e fiz aqui pelo blog com a Mondial Travel.
Depois de uma longa espera, enviar laudo médico, esperar resposta do seguro, subi para o quarto. Passei mais um dia internado na clínica, tomando antibióticos e tentando controlar a pressão até o dia anterior da minha volta ao Brasil. Por fim, ainda fraco tive alta da clínica, aliviado, por não ter pago nenhuma despesa e mais aliviado ainda por estar bem melhor de saúde."


Precauções em viagens para lugares com altitude elevada e condições climáticas desfavoráveis


Seguro Viagem

   A minha primeira e super importante dica para quem viaja para o exterior é: faça um seguro viagem. Caso tenha algum problema, ligue imediatamente e acione o seguro. Conheço um monte de gente que não liga nenhuma, acha que será dinheiro jogado fora. 
Mas você sabia que antes de mais nada, seguro viagem é algo obrigatório em viagens internacionais?
   Quando você procura a lista de documentos exigidos na página do consulado do país que irá visitar, o seguro viagem aparece lá! 
   O Seguro viagem cobre despesas médicas, vôos emergenciais, despesas funerárias e translados caso seja necessário.
Pode ter certeza que será o dinheiro mais bem pago de toda a sua viagem!
   Conheço pessoas que quebraram o braço em uma viagem ao exterior e voltaram com uma conta de US$ 2 mil. Já imaginou?
   Aqui no blog nós temos uma parceria com a Mondial Travel  e oferecemos aos nossos leitores 15% de desconto no Seguro Viagem. Entenda mais sobre essa parceria clicando aqui.

Seus exames estão em dia?

   Muita gente desconsidera esse fato. Mas em lugares com muita altitude há de ter o maior cuidado com a saúde.
   Não há uma regra clara de quem sentirá os efeitos negativos quando sobe demais além do nível do mar. Os principais efeitos colaterais são: dor de cabeça, tontura, náuseas, aumento da frequência cardíaca e respiratória.
   Quem é melhor preparado fisicamente não sentirá tanto os efeitos, mas isso também pode ser relativo já que meu namorado pratica esportes regularmente.


   Mas pessoas que são sedentárias, possuem hipertensão e problemas cardíacos tem uma grande probabilidade de passar mal. Além disso, pessoas expostas a altitude estão predispostas a ter um edema pulmonar.
   Procure seu médico antes de viajar. Existem remédios que podem ajudar.

Amenizando os sintomas

   Descansar, fazer uma alimentação saudável e não ingerir grandes quantidades de bebidas alcoólicas é o primeiro passo.
   Mascar coca ou tomar chá de coca também alivia os sintomas.

+ Visita à Vinícola Concha y Toro



MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom que encontra-se ao lado direito no banner ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)
Voltar ao topo