Portugal de Norte à Sul: dicas nem tão turísticas para fugir do óbvio

 
Ribeira - Porto - Dez/2015

   Portugal é meu país do coração, literalmente. Tenho um verdadeiro caso de amor com o país desde o meu primeiro contato com a terra dos patrícios em 2012. Não é de hoje que comento e incentivo quem quer ir à Europa sem gastar muito a investir em um bom roteiro pelo país. 
   Nos últimos anos Portugal vem se destacando no turismo internacional e atraindo cada vez mais brasileiros, mesmo com o valor exorbitante do Euro e a desvalorização acelerada do real.
   E foi pensando em tudo isso que juntei alguns amigos em um desafio: escrever 5 (ou quantos assim desejarem) must do na cidade em que cada um vive. O resultado ficou lindo, melhor do que eu esperava e fiquei com vontade de pegar o avião novamente e desembarcar na terrinha para dar um beijo em cada um e conferir os lugares que estão aqui e que ainda não conheço.
   Ficou curioso? Então é só conferir as dicas abaixo reunidas por cada cidade.

Lisboa

Lx factory - Antiga fábrica de tecelagem, é hoje um dos lugares mais cool da cidade. O espaço reúne cafés, restaurantes, lojas de design, livraria, salas de concertos e o bolo de chocolate mais saboroso do mundo (Landeau Chocolate). A poucos metros do Lx Factory, e também imperdível, fica o Village Underground Lisboa, um espaço de “co-working” e uma cafeteria dentro de autocarros antigos.
Endereço: Rua Rodrigues Faria, 103, Lisboa (Alcântara)

Casa Independente - Este café/restaurante/espaço cultural com decoração vintage fica num antigo palacete, entretanto restaurado,  na zona da Mouraria - um bairro conhecido por muitos anos pela sua degradação e que é hoje um dos mais dinâmicos e culturais da cidade. A Casa Indendepente é composta por várias salas, todas elas com uma decoração “decadente”, e é conhecida pelas suas animadas noites de shows e pelo pátio onde costumam tocar Dj’s.
Endereço: Largo do Intendente, 45 Lisboa

Belém - Lisboa - Ago/2012

Park - O nome deve-se ao fato de ficar no topo de um parque de estacionamento e tem uma das vistas mais bonitas de Lisboa. Este café/restaurante é ainda pouco conhecido pelos turistas (tal é a dificuldade para encontrá-lo) mas oferece algumas das noites mais animadas de lisboa (com sets de Dj’s) e dias de contemplação ao sabor dos belos hambúrgueres servidos por lá.
Endereço: Parque de estacionamento da Calçada do Combro, Bairro Alto, Lisboa

Pharmacia - Este Restaurante/café fica no edifício da Associação Nacional de Farmácias, junto ao miradouro de  Santa Catarina (Adamastor). A decoração, como o nome indica, é toda alusiva às antigas farmácias portuguesas e no cardápio não faltam bebidas com nome de medicamentos, algumas delas servidas em tubos de ensaio. Ah, e a comida é ótima também.
Endereço: Rua Marechal Saldanha 1, Lisboa 

Chapitô - O Chapitô é um espaço cultural focado na formação artística (teatral, circense, musical e afins) que alberga ainda um café e um restaurante com uma vista maravilhosa sobre Lisboa. 
Endereço: Costa do Castelo 1, Lisboa

Embaixada - Não tratam de vistos mas é também um dos sítios mais cool da cidade. Trata-se de um espaço comercial com várias lojas e restaurantes, num palácio lindo e recentemente restaurado.
Endereço: Praça do Príncipe Real, nº 26, Lisboa

Entre tanto - A poucos metros da Embaixada, é outra galeria que reúne algumas das lojas mais interessantes e conceituais de Lisboa. Pelo corredores e salas encontramos ainda sucos detox e doçaria portuguesa para levar.
Endereço: Rua da Escola Politécnica, 42, Lisboa

Sky Bar - Funciona apenas no verão. O rooftop mais concorrido de Lisboa no topo do Hotel Tivoli. Peça um Gin e aprecie a vista da cidade.
Endereço: Av. da Liberdade, 185


Porto


Casa de Serralves - Um pouco turística, mas com espaços tão ricos em cultura que seria um pouco impossível não colocá-la nesta lista. O espaço abriga um parque, cinema, exposições, e eventos de jazz no verão. Recomendo uma tarde para apreciar tudo e uma pausa na Casa de Chá para um café.
Endereço: Rua D. João de Castro, 210, Porto

A Gazela - Um bar que é conhecido há 50 anos pelos "Cachorrinhos da Batalha", pão recheado com salsichas e queijo derretido.
Endereço: Tv. Cimo de Vila, 4, Porto

Quinta da Boeira - Portugal numa garrafa. Aqui a experiência é provar vinhos dentro de uma garrafa gigante! Não fica exatamente no Porto, mas em Vila Nova de Gaia que é próximo.
Endereço: Rua Teixeira Lopes, 114, Vila Nova de Gaia

Mercado Bom Sucesso - Um mercado gourmet com mais de 44 barracas com grande oferta de salgados, queijos, tapas, comidas típicas de diversas regiões, doces, vinhos, cervejas e drinks. Fique à vontade para beliscar diversos pratos. Aproveite para conhecer o Piadina Mia, baseada em uma receita italiana e o NY Sliders com mini hamburguers de dar água na boca.
Endereço: Praça Bom Sucesso, Porto

Piadina Mia - Mercado Bom Sucesso - Porto

Galerias Lumiére - desde os anos 70 na Baixa do Porto, se reinventaram e tem diversas opções de boas comidinhas com visual lindo e moderno.
Endereço: Rua José Falcão, 157

The Yeatman - Hotel de vinho de luxo localizado em Vila Nova de Gaia com vista incrível para o Douro. Se não puder se hospedar lá e aproveitar todo o conforto do hotel, reserve uma mesa no renomado restaurante para o jantar.
Endereço: Rua do Choupelo, 88, Vila Nova de Gaia

Serra do Pilar - Para assistir ao pôr do Sol e contemplar a vista do Douro.
Endereço: Serra do Pilar, 4430, Vila Nova de Gaia

Kyodai Sushi Bar - Pequenino restaurante de dois irmãos brasileiros para amantes da comida japonesa, Reserve uma mesa e peça o menu degustação.
Endereço: Rua Gonçalo Sampaio, 282, Porto

A Badalhoca - Típica tasca portuguesa no Porto famosa por seus sanduíches de presunto acompanhados por uma boa caneca de vinho.
Endereço: Rua D. Alberto Macedo, 437, Porto

Braga


Mosteiro de Tibães - Situado a 6 km do centro de Braga, promove aos sábados de manhã, pelas 11h, sessões de yoga. A entrada tem o valor de 3€, mas é gratuita para menores de 14 anos. No final, vale a pena conhecer o mosteiro e os seus grandiosos jardins. Para quem preferir um retiro completo, o espaço contempla ainda uma hospedaria e um restaurante e promove regularmente eventos de encontro com a natureza.
Endereço: Rua do Mosteiro, 4700, Braga

B-Concept Store - Esta concept store agrega diferentes projetos no mesmo espaço de venda, desde roupa e acessórios de adulto e criança, a óculos, objetos de decoração e até uma adega e um pequeno mercado de especiarias. Se a fome apertar o Ao Pé da Sé – The Daily Picnic Store, no mesmo espaço, oferece refeições rápidas e lanches deliciosos. 
Endereço: Rua São João, 15, Braga

Centésima Página - A Centésima Página é a livraria mais charmosa de Braga, que para além de edições especiais da melhor literatura e workshops e exposições regulares, oferece um espaço de cafetaria e um jardim onde pode lanchar ou fazer refeições ligeiras num ambiente simpático e acolhedor. (parece que esta já consta dos roteiros turísticos, por causa do edifício barroco, mas ainda da para ir conhecer sem sentir a invasão de turistas)
Endereço: Avenida Central, 118-120, Braga

La Piola - Um pedacinho de la bella Italia em Braga. Este espaço, propriedade de um arquiteto italiano, faz as honras às famosas piadinas italianas (pão ázimo sem fermento e que servia como uma espécie de prato para os romanos colocarem os frutos secos que comiam), que podem ser recheadas com doce ou salgado ou servidas como base de pizza. O espaço vende ainda produtos de origem italiana.
Endereço: Rua D. Afonso Henriques, 25, Braga

Rossio - Este Rossio fica no norte, bem perto da Sé de Braga. É um dos bares mais coloridos e versáteis na movida bracarense, onde se pode passar bons momentos de convívio ao som de boa música, com bebidas e alguns petiscos. A dica aqui é provar um dos gins (bebida que ganhou fama com os ingleses, mas que caiu nas graças dos portugueses nos últimos anos).
Endereço: Rua D. Paio Mendes, 81-83, Braga

Bira dos Namorados - Este espaço, simultaneamente hamburgueria e pregaria, em que os hamburgueres e pregos artesanais têm nomes de danças ou instrumentos tipicamente portugueses, conquista-nos pelas cores e pela boca!  Inspirado nas tradições populares minhotas este espaço acolhe ainda concertos e uma loja de produtos típicos portugueses (onde vendem ímãs de madeira em forma de sardinha que são uma graça!)
Endereço: Rua D. Gonçalo Pereira, 85, Braga

Champanheria de Janes - Este local convida a um fim de tarde ou início de noite bem passado na esplanada, na companhia de uma sangria de frutas vermelhas, sempre servida com um charmoso balde de pipocas salgadas.
Endereço: Rua do Janes, 14, Braga

Spirito Cupcakes – Esta loja de cupcakes resulta da iniciativa de dois jovens empreendedores bracarenses e já conquistou espaço em outras cidades como Guimarães e Porto. A variedade de cupcakes e sabores de gelados (Neston, Oreo, M&M´s são presenças frequentes) surpreende até os gostos mais exigentes e o brownie é simplesmente delicioso. A loja oferece ainda uma variedade de bebidas que se pode consumir no local ou levar no passeio pela cidade.
Endereço: Largo de S. João do Souto, 19

Spirito Cupcakes - Braga

Velha-a-Branca - Espaço cultural e de convívio, onde se realizam regularmente workshops e tertúlias. São já famosos os cursos de fotografia da Velha!
Endereço: Largo Sra. A. Branca, 23

Santuário do Sameiro - Apesar de ser um local bem turístico, um pouco menos do que o Bom Jesus, vale a pena apreciar o pôr-do-sol na escadaria com vista para a cidade. Além de que na cidade dos arcebispos, turismo religioso não pode faltar!
Endereço: Av. Nossa Senhora do Sameiro, 44, Braga

Letraria Brew Pub - Criada por dois ex-estudantes da Universidade do Minho, a cerveja Letra tem conquistado reconhecimento no país e motivou a abertura de um brew pub em Vila Verde, mesmo ao lado da fábrica onde é produzida a cerveja. A partir das 17h é possível neste espaço degustar os diferentes tipos de cerveja, provar alguns petiscos e ainda visitar a fábrica e conhecer o processo de fabrico. Mesmo ao lado há uma loja de chocolates que também permite visitar a fábrica e já que se está em Vila Verde, não perca a oportunidade de conhecer os famosos lenços dos namorados no espaço Namorar Portugal.
Endereço: Av. Professor Machado Vilela, 147, Braga

     Tem mais dicas para incluir nessa lista? Deixe aqui nos comentários e vamos fazer juntos o melhor guia colaborativo de Portugal :)

**Meu muuuuuuito obrigada as queridas amigas: Suéli, Teresa, Tayana e seu futuro esposo João Tiago (hehe). E ao meu colaborador master Hugo :*


Para reservar hotéis em Lisboa, clique aqui

Para reservar hotéis no Porto, clique aqui

Para reservar hotéis em Braga, clique aqui

Seguro Viagem

   O seguro viagem na Europa é obrigatório. Aqui no blog somos parceiros da Mondial Travel, assistência com cobertura mundial. Você faz o seu seguro pelo nosso link, garante 15% de desconto com o cupom promocional e ainda pode parcelar seu seguro em até 6x sem juros no cartão.
   Fazendo a reserva aqui pelo blog você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda com uma graninha.

+ Portugal - Guia Prático de Guimarães
+ 8 coisas que você precisa ver e fazer em Lisboa
+ O que fazer em uma conexão longa no Aeroporto de Madrid - Barajas




MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom que se encontra no banner ao lado direito ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)
Voltar ao topo