Como tirar passaporte de bebê e criança

Passaporte do bebê
Seu bebê ainda nem veio ao mundo e você já está aí planejando a primeira viagem internacional? Se a resposta for sim, bem vindo ao clube!
Quando o nosso Daniel ainda estava na minha barriga já planejávamos a sua primeira viagem internacional. Queríamos levar o nosso pequeno viajante para conhecer os avós, tios, primos, periquitos, papagaios..rs e tudo o mais e ainda de quebra tirar umas férias (a mãe aqui não ia aguentar ficar mais de um ano sem viajar!!!!)
Pois bem, na nossa primeira consulta ao pediatra adivinhem qual foi a minha pergunta? Se ele poderia viajar quando tivesse 4 meses de idade.
Com a autorização da pediatra já começamos os trâmites da compra da passagem e da emissão do passaporte.

+ Leia Também: Como é voar de avião com um bebê (3 e 4 meses)


No geral a emissão de passaporte de um bebê ou criança é similar ao processo de um adulto divergindo apenas o tempo de validade e a foto.
A foto!!!! O maior problemão dessa história! A Polícia Federal não tira foto de crianças menores de 3 anos, então neste caso nós mesmos tiramos a foto do pequeno. E não foi nada fácil tirar uma foto de rosto de um recém-nascido em fundo branco, com postura correta e olho aberto...

Segue abaixo os documentos necessários para a emissão de passaporte de bebê ou criança:

  • Certidão de nascimento (a partir de 12 anos é necessária a apresentação do RG ao invés da certidão)

  • Para menores de 3 anos  uma foto da face em fundo branco, tamanho 5x7, recente, colorida e sem data. Para os maiores, a foto será tirada no local.

  • Comprovante bancário da Guia de Recolhimento da União – GRU 

  • CPF e Identidade dos responsáveis

  • Autorização de expedição de passaporte para menores com ou sem inclusão de autorização de viagem internacional – são três modelos diferentes. 1) Formulário padrão de autorização de expedição de passaporte para menores com inclusão de autorização de viagem internacional no passaporte comum – link aqui 2) Formulário padrão de autorização de expedição de passaporte para menores com inclusão de autorização de viagem internacional no passaporte comum  - link aqui 3) Formulário padrão de autorização para concessão de passaporte para menor – link aqui

Como requerer o passaporte do bebê ou da criança:

  1. Você deverá entrar no site da Polícia Federal (http://www.pf.gov.br/servicos/passaporte) e acessar a opção “Requerer passaporte” e preencher todo o formulário.

  2. Depois de preenchido deverá imprimir a Guia de Recolhimento da União – GRU no valor de R$ 257,25 *valor em Julho/2016.

  3. Com a guia paga, é hora de agendar a hora e local para apresentação dos documentos.

  4. No dia e horário agendados leve todos os documentos necessários principalmente o protocolo de agendamento impresso.

  5. No dia também será necessária a presença do menor e ambos os pais. Caso não seja possível a presença de um dos pais, é preciso levar uma autorização deste responsável com firma reconhecida em cartório.

  6. Feito isso é só aguardar o prazo de retirada, e não se esqueça que no dia da retirada o menor deverá comparecer novamente ao posto da Polícia Federal.

+ Leia também: Vai viajar com seu filho? Não deixe de fazer um seguro viagem. 


Informações úteis

O passaporte do bebê e da criança tem validade diferente do passaporte do adulto, sendo assim a dica é que faça o passaporte já com uma viagem em mente ou agendada para não perder o prazo de validade.

Segue abaixo os prazos de validade:

0 a 1 ano incompleto – 1 ano de validade do passaporte
1 ano completo a 2 anos incompletos – 2 anos de validade
2 anos completos a 3 anos incompletos – 3 anos de validade
3 completos a 4 anos incompletos – 4 anos de validade
4 anos completos a 18 anos incompletos – 5 anos de validade
18 anos completos ou mais – 10 anos de validade 

E fique atento ao prazo de confecção, antes o passaporte era emitido com prazo máximo de 7 dias. Hoje com os atrasos da Casa da Moeda do Brasil, a responsável pela confecção, o tempo de espera pode ser maior.

MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom que se encontra no banner ao lado direito ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)
Voltar ao topo