Alagoas com bebês: Praia do Patacho

Praia do Patacho com bebê

Engana-se quem pensa que as águas calmas e tranquilas da Praia do Patacho são apenas para casais em busca de hospedagem de charme e dias românticos.
O lugar é ideal para uma viagem tranquila com filhos pequenos. E quando falo em tranquila falo em descanso! O que toda mãe e pai querem né?rs

Estivemos no litoral Norte de Alagoas em Dezembro de 2016 curtindo a última semana do ano e levamos nosso pacotinho que na época estava com 7 meses.
Ficamos apenas dois dias no paraíso, mas foram dias renovadores. Nos arrependemos de não ter reservado mais dias por lá... #ficadica

Praia do Patacho

Como chegar


Nós alugamos um carro através do nosso parceiro RentCars pois sempre preferimos estar com nosso próprio meio de transporte para desbravar os lugares e não ficar refém de translados ou bugueiros. Mas caso alugar um não esteja nos seus planos, algumas pousadas oferecem o serviço de transfer, vale a pena consultar.
O aeroporto mais próximo é o de Maceió. De lá até a Praia do Patacho são em média 115  km, o equivalente a 2:15 horas. O melhor caminho é seguindo pela BR 101 até a AL 430 conforme mapa abaixo.


Onde ficar


Na última semana do ano muitas pousadas estavam esgotadas ou faziam apenas pacotes para o Réveillon. Rodei o Booking a procura, enviei alguns e-mails...
E quem pensa que o pior de tudo eram as datas engana-se, o pior de tudo era achar uma pousada com vaga e que aceitasse crianças! Sim meus caros, esta é uma dificuldade constante na vida de pais que viajam com filhos.
Mas eis que recebo uma resposta super gentil da Mariela, a dona da Pousada Xuê não apenas dizendo que havia vaga, mas que aceitavam o pacotinho e ainda tinha bercinho.

Pousada Xuê

A Pousada Xuê é pequena, são quatro casinhas ficam dispostas lado a lado no terreno em direção a praia, um deck com visual paradisíaco e um restaurante comandado pelo marido da Mariela o Chef Guido compõe o restante. Os donos comandam tudo e estão sempre por perto trocando ideias com os hóspedes. Os chalés são simples e ao mesmo tempo elegantes com TV LCD 32", DVD, TV a cabo, ar condicionado, cama king size e frigobar (uma Brastemp retrô linda!). Mais cozy do que isso impossível!

Deck da Pousada Xuê

Para os pequenos até um ano não são cobradas taxas adicionais. A Pousada também não dispõe de cadeiras e banheiras. Quanto a alimentação, possuem um cardápio para bebês acima de 11 meses no restaurante e se oferecem para armazenar as papinhas no freezer e esquentá-las quando solicitado.

Além da Xuê, a Vila do Patacho também aceita crianças e dispõe de casas e chalés. As casas possuem cozinha equipada, o que facilita na preparação das refeições dos pequenos. Infelizmente não a conheci pessoalmente, mas vale ler os comentários no Booking e TripAdvisor para maiores referências.


Onde comer


Fizemos a maior parte das nossas refeições no restaurante da nossa pousada, que por sinal era muito bom! Comi um tartar de abacate com lagostins que salivo só de lembrar.

Restaurante da Pousada Xuê


Tartar de abacate com lagostins

Assim como a nossa pousada há outras na vizinhança que também recebem não hóspedes mediante reservas, mas se você for se hospedar na Xuê sugiro experimentar todo o cardápio rs

Se estiver de carro e quiser dar uma volta nas praias vizinhas, fora da Praia do Patacho, na Praia do Toque fica o recomendado Restaurante Quintal. Almoçamos lá e tivemos uma tarde muito prazerosa. Mas aviso: chegue cedo! Ao almoço não fazem reserva e depois de 13h o restaurante fica bem cheio. Mas vale a pena!

Lagostins com purê de abóbora do Restaurante Quintal


O que fazer


Lagartixar na praia!rs O bom da Praia do Patacho é a própria praia. Não tem um centrinho, lojinhas, calçadão. As pousadas mantém certa distância uma das outras e ficam em frente a praia, isso é, quase todo o acesso a praia é por meio das pousadas.
Acorde cedo para aproveitar as horas de maré baixa, quando o mar fica com água no tornozelo por metros e metros... Essa é a hora ideal para levar os pequenos!
Algumas pousadas oferecem o serviço de aluguel de Stand up Paddle, bicicleta e caiaque. O que indico fortemente!
Além disso, se você cansar da calmaria e quiser conhecer a região, São Miguel dos Milagres fica a 10km de lá.

Maré baixa da Praia do Patacho

Praia do Patacho na maré baixa

Veja também


O blog Ensaios de Viagem também foi para a Praia do Patacho com o pequeno Theo e contou neste link aqui http://ensaiosdeviagem.com/viajar-com-bebes/.

MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE




Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom que se encontra no banner ao lado direito ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)





Voltar ao topo