Passeio (econômico) de comboio pelo Douro em Portugal

passeio comboio pelo Douro
Cruzeiro do Douro visto do comboio
Na minha última viagem pela Europa fiquei hospedada uma noite em um hotel na região do Douro, em Portugal. A paisagem do hotel debruçado sobre o Rio nos agradou tanto que planejamos voltar no fim de semana seguinte para fazer uma viagem de trem pelo Douro apreciando a paisagem das vinhas entre as curvas do rio. 


+Procure aqui seu hotel no Douro


O passeio pode ser feito de duas maneiras: da forma tradicional, em um comboio histórico da linha do Douro que vai do Peso da Régua ao Tua com cantigas e vinho do Porto ou em um trem urbano comum, que também percorre a mesma linha.

Como decidimos um tanto quanto em cima da hora, não havia mais bilhetes disponíveis para o Comboio Histórico e pagar cerca de 42 euros sairia um tanto quanto abusivo para levar a família toda (éramos 7).

Então nossa opção econômica do passeio de comboio pela linha do Douro foi fazer o percurso com o comboio urbano e conhecer toda a linha, não apenas até o Tua, mas lá no finalzinho em Pocinho.


A Linha do Douro


A linha originalmente se inicia no Porto e vai até Pocinho. Mas são as estações da Régua ao Tua que fazem dela um dos passeios de trem mais concorridos de Portugal. A viagem vai sempre junto ao Rio e desponta vistas lindas e privilegiadas das parreiras do vinho do Porto quase que milimetricamente posicionadas.

passeio comboio douro
Vinhedos com as uvas que dão origem ao Vinho do Porto

O valor do bilhete do Porto até a Régua custa 9,75 eur e da Régua até o Tua 4 eur em comboio interregional. Os horários podem ser conferidos no site da CP.
Já o comboio histórico tem horários e itinerários específicos, Sai da Régua às 15:21h, chegando ao Tua às 16:40h e retornando às 17:24h à Régua. Sempre nos meses de Junho à Outubro. Para maiores informações do comboio histórico veja aqui*Preços de 2017

+ 3 destinos bate e volta a partir do Porto


O passeio no comboio Interregional


Saímos cedo da Estação do Peso da Régua no sábado e compramos o bilhete do comboio na hora, direto no guichê.
No horário programado o trem chegou e nos acomodamos em seus confortáveis assentos. Assim como nós, muitos outros turistas faziam o mesmo trajeto com o trem urbano.
Por um consenso de todos (mentira, do marido e do sogro!rs) ficou decidido que iríamos até o final da linha em Pocinho. A contra gosto da blogueira aqui que queria ir até o Tua. Mas, viagem em família, fim de semana com todos juntos, então vamos deixar a blogueira de lado né? 
E lá fomos! Paisagem mudando, sobe e desce de passageiros. As primeiras estações logo após o Peso da Régua são as mais animadas e onde concentra a maior parte das chamadas Quintas, nome para as vinícolas em Portugal. 
O curioso é que muitos que vão às Caves no Porto acham que as vinhas ficam por lá, mas não, na realidade as uvas que dão origem ao vinho do Porto são cultivadas no Douro.

passeio trem douro
Passeio econômico de comboio pelo Douro

Quando o trem passa do Tua, a paisagem começa a ficar mais rustica. O Douro desponta como protagonista e não mais a arquitetura quase que perfeita das vinhas.
O que pode-se observar é um grande rio, com lanchas cruzando de um lado e de outro no verão europeu e alguns banhista mergulhando em suas águas verdes.
Em todo o passeio o trem passa bem junto ao rio, e há até momentos que mais parece que estamos sobre ele!

+ Portugal de Norte a Sul: dicas não turísticas para fugir do óbvio


O que (NÂO) fazer em Pocinho


No fim, o trem foi esvaziando e quando chegamos à estação de Pocinho haviam poucos. Beeeem poucos mesmo.
Descemos na estação e fomos “conhecer”. Entre aspas, pois na realidade não havia nada a se conhecer. NADA! 
Subimos a rua da estação, olhamos para um lado, para outro. Conseguimos sinal de internet. Pesquisamos o que fazer e pasmem: não havia nada. Rs
Então, corremos para a estação já que parecia haver um trem voltando às 13h. Só que não! O trem das 13h era apenas em dias de semana e aos fins de semana ele só retornava ao Peso da Régua às 15h. 
Por sorte, como toda boa família portuguesa, havíamos levado pastéis de Chaves, pão com presunto cru e queijo, água e frutas. Fizemos nosso piquenique na estação mesmo e rimos da nossa situação até o horário de retorno.

passeio trem douro
Passando o tempo na estação de Pocinho

+ acompanhe o que rolou dessa viagem em #TheLifeofIsaemPortugal


Faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço


O passeio de trem foi incrível! Mas poderia ter sido melhor se não tivéssemos ido até Pocinho. No geral tivemos pouco tempo para explorar as Quintas, experimentar o vinho e conhecer as estações do Tua e Pinhão que são lindíssimas.
Então, como a minha missão (rs) é te dar dicas, eu aprendo com meus erros e tento passar para vocês o melhor da minha experiência.
Se a sua intenção for além do passeio de trem aproveitar para conhecer algumas Quintas e experimentar o vinho do Porto no local de onde as uvas são colhidas, foque nas três estações principais: Régua, Pinhão e Tua.

Para maiores informações consulte o site A linha do Douro.

Para compras de bilhetes, horários e preços consulte o site da CP.

MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a TicketBar e a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom que encontra-se no banner ao lado direito ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário. Saiba mais como utilizar o cupom de desconto neste link aqui.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)

Nenhum comentário

Voltar ao topo