Roteiro de 3 dias no Porto em Portugal

roteiro de 3 dias no porto
Roteiro de 3 dias no Porto

Aproveitando a eleição do Porto como Melhor Destino Europeu de 2017,  preparamos para vocês, um roteiro de três dias pelo Porto, a cidade invicta.

Roteiro de três dias no Porto

Dia 1:

#ficadica Se a sua chegada for do Aeroporto do Porto e você estiver de carro, aproveite a proximidade para umas compras no Vila do Conde the Style Outlet. Lá encontrará marcas como Calvin Klein, Nike, Parfois, Levi's ou Asics, etc. a preços mais acessíveis. Mas não se esqueça de pedir o taxfree ( veja como no final do post ). 



Ribeira do Porto
Ribeira do Porto

No primeiro dia, aproveite para já conhecer o melhor que o Porto tem para oferecer.  A região da Baixa do Porto / Ribeira / Vila Nova de Gaia. 
Se seu hotel não estiver nas proximidades, pegue o metrô até a estação São Bento e de lá desça até o Cais da Ribeira. O turismo já começa nesta estação que é belíssima!

Porto Portugal
Descendo pela Sé do Porto

Na Ribeira atravesse a pé a Ponte D. Luiz para o lado de Gaia. Faça a visita guiada com degustação em uma das Caves do vinho do Porto. No nosso caso fomos na Offley  mas há também as Taylor, Porto Ferreira, Sandeman, etc. Após a visita suba no teleférico no Cais de Gaia (compre apenas a ida por 8 eur. ). Chegando no alto, caminhe até à Serra do Pilar e aprecie a linda vista do Douro e toda a Ribeira. Atravesse a ponte pelo patamar superior e vire à esquerda para a Sé do Porto. O curioso é que em uma das pequenas muretas que existem na Sé estão escritos em azul e amarelo as distâncias para Fátima e Santiago de Compostela. Tente achá-las e marque nosso instagram @thelifeofisa, vamos adorar! 

Roteiro de 3 dias no Porto
Teleférico de Gaia

Se tiver fôlego, desça novamente pela escadaria até à Ribeira. Caso contrário, procure pelo funicular ( espécie de bondinho em miniatura) que o ajudará a descer novamente.  Muito provavelmente já estará próximo do horário do almoço, escolha um dos restaurantes próximo à Ribeira, as opções são muitas e variadas ( Se quiser algo típico, opte pela Adega de S. Nicolau ).
Caso tenha tempo faça o passeio de barco pelas 6 pontes do Rio Douro, o passeio dura cerca de 50 minutos e mostra um outro ângulo da Ribeira. Você pode comprar o ingresso antecipadamente aqui.


Pós almoço, suba novamente em direção à Estação São Bento. Hora de desbravar a Baixa. Mas não sem antes saborear um gelado do Santini no Largo dos Lóios.
Descendo a Rua dos Clérigos está a imponente Torre de mesmo nome. A visita diurna mais entrada no museu custa 4 eur.
Contornando a Praça ao lado direito de quem sobe está a famosa Livraria Lello que teve sua fachada reformada recentemente. O ingresso custa 5 eur e pode ser utilizado para desconto na compra de algum livro. Os tickets podem ser comprados online com agendamento de data e horário neste site.

Ribeira no verão

Atente-se que ao lado da livraria há uma loja com ótimos souvenirs chamada A vida Portuguesa, ótima para presentear os amigos ou mesmo admirar de tão lindos que são. Depois da pausa para as compras, siga em frente e passe pela Fonte dos Leões, Igreja do Carmo e a Igreja e Convento dos Carmelitas Descalços.
No final do dia, perca-se pelos bares das Galerias de Paris. Experimente um Porto tônico e tome um bom Gin. Aproveite, pois aqui os bares tem música e não cobram consumo mínimo,  entrada ou couvert.

Dia 2:

Se é fã de esportes, o Porto tem excelentes ciclovias. Aconselho a levar seu tênis e aproveitar para conhecer a cidade de forma diferente. A alternativa é alugar uma bicicleta e percorrer os inúmeros km em 2 rodas. Percorra a marginal desde a Ribeira até Matosinhos. Em Matosinhos, aproveite para almoçar um imperdível peixe na brasa nos inúmeros restaurantes existentes junto à lota de pesca. Se preferir um almoço na praia ou com vista para o mar, sugiro o Lais de Gaia ou o edifício transparente com as suas esplanadas. Pode-se também ir até o Parque da Cidade para um passeio. Se quiser almoçar ou beliscar, o Soundwish é uma boa opção para almoço kids friendly. 

Aqui há outras opções de tour de bicicleta e segway pelo Porto.

Roteiro de 3 dias no Porto
Restaurantes de mariscos e peixe em Matosinhos

Se bicicleta não for a sua, pegue o metrô até a Estação Matosinhos Sul. 

Roteiro de 3 dias no porto
Mercado Bom Sucesso

Eu particularmente acho que Matosinhos é um passeio para quase um dia inteiro, com calma, curtir a paisagem, a praia, os parques. Se for no verão então, um picnic no Parque da Cidade é um programão.

Dia 3:

Prepare-se para tomar o café da manhã na Casinha Boutique Café na Avenida da Boavista. Depois siga até a Casa da Música e aprecie sua arquitetura. Conheça também o Mercado Bom Sucesso, um mercado gourmet com tapas, bebidas típicas e doces portugueses. Desça a rua em direção aos Jardins do Palácio de Cristal e aprecie sua vista para o Douro.

Casinha Boutique Café
Casinha Boutique Café

Desça mais um pouco e logo estará na Baixa. Dessa vez vamos explorar um pouco mais e seguir rumo a Avenida dos Aliados. Repare no Mc Donalds na praça, um dos mais bonitos do mundo.
Passe em frente ao Teatro Rivoli, e vá em direção a Rua Santa Catarina, uma rua bem movimentada onde existem lojas de inúmeras marcas como Zara, Benetton, Parfois e Calvin Klein. Lá está também o Café Majestic, um dos 10 cafés mais bonitos do mundo. Não deixe também de conhecer a Mercearia Pérola do Bolhão e o Mercado do Bolhão, além da Capela das Almas.

Pérola do Bolhão

Por fim, almoce uma Francesinha, prato típico portuense, no local que ela foi criada: Restaurante A Regaleira.

Onde ficar

O Porto tem opções de alojamentos para todos os bolsos. Desde hotéis luxuosos a hostels. Aliás, os hostels em Portugal ganharam já diversos prêmios de melhores do mundo, então, esqueça o seu pré conceito e dê uma chance a este tipo de hospedagem.

Se você quer ter a melhor experiência possível no Porto, seu hotel é o The Yeatman, Na verdade o Hotel fica em Gaia, mas tem a melhor vista de todas da Ribeira.

Se você não abre mão de ficar em hotel, mas está com o orçamento apertado o Ibis e o Moov são para você.

Mas se você quer se hospedar de forma cool, em hostels descolados e com quartos melhores que de muitas pousadinhas no Brasil, vá com tudo para o The Poets Inn, Rivoli CinemaGallery Hostel ou The White Box House.

Como se locomover no Porto


A cidade está bem servida de metrô. Os principais pontos turísticos podem ser feitos a pé. Mas é importante considerar que a cidade não é plana, então utilize calçados com bons solados e roupas confortáveis.

O mapa, horários e valor dos bilhetes de metrô podem ser encontrado aqui.

Como em outras grandes cidades mundo afora, se o tempo for curto, você pode optar pelo ônibus Hop on hop off. Para mais informações, consulta de preços e compra antecipada do seu ticket clique aqui.

Existe ainda um cartão chamado Porto Card que da livre acesso aos sistemas de transportes públicos da cidade até 4 dias e ainda oferece descontos em museus, aluguel de carro, bares, restaurantes e lojas. Veja maiores detalhes aqui.

Como solicitar o Tax Free no Porto

Em todas as suas compras com valor maior de 61,35 euros em mesma loja e mesmo dia, não esqueça de pedir o tax free para reembolso do imposto. As regras estão aqui.
Para garantir a restituição do imposto deve-se solicitar de imediato quando for pagar a compra o taxfree e guardar o talão ou documento que comprove a solicitação. E então apresentá-los no guichê específico para solicitação de restituição do imposto juntamente com passagem de volta e passaporte.
Uma das regras para a solicitação é a apresentação dos artigos comprados no momento da requisição, embora nunca tenham me pedido.

+Leia também:




MONTE SUA VIAGEM COM A GENTE


Reserve seu hotel em qualquer lugar do mundo através do Booking.com, pague em moeda local sem depósito antecipado e com cancelamento gratuito!


Prefere a facilidade e independência de alugar uma casa, quarto ou apartamento? Cadastre-se no Airbnb e ganhe um crédito para sua primeira reserva. (válido apenas para novos usuários)


Quer visitar as principais atrações sem filas? Compre ingresso para atrações, tour guiados, espetáculos e musicais com a Weplann de maneira rápida e segura e economize tempo em sua viagem.


Precisa alugar um carro? Compare o preço com a RentCars, pague em reais sem cobrança de IOF em até 12x sem juros no cartão de crédito ou com desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário.


Ganhe 15% de desconto nos seguros feitos pela Mondial Assistance com o cupom que encontra-se no banner ao lado direito ou faça um orçamento com as principais seguradoras na Real Seguros, pague em 6x no cartão de crédito ou ganhe desconto de 5% para pagamento à vista no boleto bancário. Saiba mais como utilizar o cupom de desconto neste link aqui.


Ao fazer sua reserva em algum dos links dos nossos parceiros divulgados aqui no blog nós recebemos uma pequena comissão. Você não paga nada a mais por isso e ainda nos ajuda a manter o blog sempre com novidade. Obrigada pela preferência! :)

Nenhum comentário

Voltar ao topo